Ligue Agora
Entre em contato pelos números: +55 (41) 3013-4256

Vidro temperado: confira suas características

Vidro temperado: confira suas características
21 de março de 2022 Vidromax
Em Vidros

Imagem de vários vidros temperados

Ao buscar por vidro para utilizar em acabamentos e estruturas de imóveis, é comum receber a recomendação de uso do vidro temperado.

Aqui, você descobre o porquê, entende o que é vidro temperado e confere as principais características desse material. Acompanhe!

 

O que é o vidro temperado?

Trata-se de um vidro que passa por um processo de produção diferenciado chamado de têmpera. Ele consiste em submeter o vidro a um aquecimento e resfriamento rápido.

Durante esse processo, acontece uma compressão da face externa do vidro e uma expansão da interna. O resultado é um material que possui maior resistência mecânica e térmica.

Justamente por isso o vidro temperado é considerado um vidro de segurança, pois ele não se quebra ou sofre qualquer outro dano facilmente. Somente para comparação, um vidro temperado é até cinco vezes mais resistente do que a versão comum do material.

Vale mencionar que depois que o material passa pelo processo de têmpera, ele não pode mais ser beneficiado, furado ou cortado. Caso isso aconteça, ele se partirá em pedaços pequenos. Se tiver interesse em modificar o vidro, a recomendação é que isso aconteça antes da têmpera, sempre.

 

Principais características do vidro temperado

O vidro temperado apresenta características específicas que ajudam a diferenciá-lo de outras opções disponíveis no mercado. A seguir, indicamos quais são as principais:

 

Maior resistência

A principal característica desse tipo de vidro é sua maioria resistência a quaisquer fatores que podem provocar danos. O material aguenta muito bem choques térmicos, pressão e peso, por exemplo, mantendo-se em perfeito estado.

 

Segurança

O vidro temperado é classificado como um vidro de segurança, pois se fragmenta em pequenos pedaços com baixo poder de corte em caso de quebra. Por isso, reduz o risco de ferimentos.

 

Durabilidade

Esse tipo de vidro também se destaca por ter maior durabilidade do que um vidro comum. Ao utilizá-lo é possível minimizar gastos com trocas, valendo a pena em médio e longo prazo.

 

Custo acessível

Em comparação a outros tipos de vidro de segurança disponíveis no mercado, o laminado é o que tem melhor custo-benefício. Ele possui preço acessível e entrega uma excelente durabilidade e segurança, valendo a compra.

 

Elegância à decoração

Como se trata de um material que continua transparente após o processo de têmpera, ele dá mais elegância e sofisticação para a decoração. Seu uso é uma dica perfeita para modernizar a área sem muito esforço.

 

– Leia também:
>>> Qual o melhor material para porta de entrada: porta de madeira ou porta de alumínio?

 

Quais são as aplicações do vidro temperado?

Como o vidro temperado é muito resistente, indica-se utilizá-lo em locais, estruturas e móveis que precisam de um material que não se quebre facilmente.

Um dos usos mais comuns é na porta de vidro, garantindo uma estrutura de qualidade e segura. O material resiste bem a impactos, permanecendo em perfeito estado por mais tempo.

Além disso, o vidro temperado também é amplamente utilizado em janelas e em box para banheiro, tornando essas estruturas seguras. Se usar a versão com espessura adequada, as estruturas não se quebram com facilidade e tornam o ambiente muito mais bonito.

Esse tipo de vidro também é amplamente utilizado na confecção de divisórias de espaços, bem como em coberturas, ajudando a aproveitar a luminosidade no interior do ambiente.

O material também aparece em móveis, como no tampo de mesas e racks para TV. Ele pode ser utilizado em acabamento de eletrodomésticos, como em fogões.

A regra de uso do vidro temperado normalmente é considerar se a estrutura, acabamento ou móvel demanda o uso de um vidro resistente a danos e seguro. Em caso positivo, o laminado sempre será uma boa opção.

 

Qual a diferença entre o vidro temperado e o vidro comum?

A diferença entre um vidro temperado e um comum está no processo de fabricação, principalmente. O temperado sempre passará pelo processo de têmpera, enquanto o comum não passará.

Em relação ao comum, o temperado tem maior durabilidade e é muito mais seguro, pois não se quebra com facilidade. Além disso, o temperado tem um preço sutilmente maior, mas é um investimento que compensa, porque o material dura muito mais e tem nível de segurança superior.

Portanto, se estiver em dúvida se compra vidro temperado ou comum, a dica é escolher sempre o temperado, pois apresenta mais vantagens e benefícios.

De maneira geral, o vidro comum é indicado para uso em utilidades domésticas, como copos, vasos, travessas e objetos de decoração para seu lar.

 

Outros tipos de vidros de segurança

O vidro temperado não é o único tipo de vidro de segurança disponível no mercado, mas é o que apresenta melhor custo-benefício. A seguir, você conhece outras opções:

 

Vidro laminado

Trata-se de uma alternativa composta por uma ou mais camadas de vidro intercaladas por um ou mais interlayers de EVA, resina ou poliuretano. Por isso, normalmente é mais robusto e é uma opção muito difícil de se quebrar.

Geralmente, o laminado é indicado para estruturas que demandam uma maior resistência a danos, principalmente os de impacto. Ele costuma ser empregado em pisos, escadas, guarda-corpos, visores de piscina e coberturas.

Mas, também há a possibilidade de usá-lo em box de banheiro, portas, fechamento de varanda e fachadas de construções, atendendo diferentes projetos e necessidades.

 

Vidro temperado e laminado

imagem de um banheiro com box de vidro

Esta é uma opção que mescla dois vidros de segurança, o temperado e o laminado. Ele é fabricado a partir da laminação de dois ou mais vidros temperados, apresentando benefícios de ambos os materiais.

Curiosamente, ele é muito mais resistente do que outros vidros que já citamos, apresentando cinco vezes mais resistência a danos do que um vidro laminado comum com a mesma espessura. Outro benefício é que ele consegue bloquear raios UV em mais de 99%.

O temperado e laminado possui as mesmas aplicações de todos os outros vidros, com o diferencial de oferecer máxima resistência a danos e quebras. Além disso, é o que custa mais caro.

Pensando em usar um desses materiais em seu imóvel? Então, não se esqueça de garantir ferragens para instalação! Na Vidromax, você encontra uma seleção com ferragens para vidro temperado, todas de excelente qualidade e durabilidade superior. Conheça!

 

– Leia também:
>>> Qual o melhor perfil de alumínio para janelas?

>>> Box para banheiro: como escolher o mais adequado?