Ligue Agora
Entre em contato pelos números: +55 (41) 3013-4256

Quais as características do portão basculante?

Quais as características do portão basculante?
6 de dezembro de 2021 Vidromax
Em Portão

Imagem portão basculante

O portão basculante é uma das principais alternativas disponíveis no mercado para cercamento e proteção de imóveis. Mas, você sabe quais são suas características e quando seu uso é mais indicado?

Neste artigo, respondemos todas essas questões. Continue a leitura e conheça detalhes sobre o portão basculante!

 

Portão basculante: principais características

O portão de garagem basculante, que também é conhecido como portão flutuante, se diferencia dos demais por uma característica principal: seu sistema de abertura. Ele não abre como uma porta tradicional ou uma porta de correr!

Na realidade, o portão basculante para garagem abre na vertical, mantendo sua folha móvel suspensa, de modo a permitir a passagem de automóveis e pessoas.

Sobre as demais características do portão, ele se assemelha a outros modelos, podendo ser vazado ou completamente fechado. Além disso, pode ser um portão automático basculante ou manual.

Essa alternativa está disponível em ampla cartela de cores, possibilitando encontrar uma que combine perfeitamente com o projeto de decoração da fachada do imóvel.

Outra característica importante é que também está disponível em vários materiais, como o alumínio, demais tipos de metais e madeira.

 

Quando usar o portão basculante?

O portão basculante normalmente é utilizado como portão de garagem. Pode ser usado em imóveis residenciais, como casas e sobrados, inclusive em condomínios.

Além disso, esse tipo de portão também é uma boa alternativa para imóveis empresariais, como escritórios, comércios, indústrias, entre outros.

Mas, atenção a um detalhe muito importante: o portão basculante é recomendado para imóveis com fachadas pequenas! Essa indicação é feita porque ele não ocupa espaço algum quando aberto ou fechado.

Além disso, não exige um espaço extra para abertura ou fechamento do portão. Portanto, se a área disponível para a instalação for pequena, sempre prefira o modelo basculante para seu lar.

Caso a área seja maior, prefira alternativas como o portão pivotante (que tem abertura semelhante a uma porta clássica) e o portão de correr (possui abertura para a lateral, deslizando uma folha por meio de trilhos).

 

Quais as vantagens do portão basculante?

O portão basculante tem uma vantagem muito especial: a possibilidade de instalação em fachadas pequenas, sem comprometimento dos processos de abertura e fechamento.

Mas, não é só isso! Esse tipo de portão também é perfeito para oferecer uma proteção adequada ao imóvel, porque é robusto e dificulta a ultrapassagem de pessoas não autorizadas ou tentativas de invasão.

Só há um ponto a considerar quando se investe no portão basculante: ele possui uma limitação de altura. Logo, se for utilizar essa alternativa em seu imóvel, considere esse detalhe, principalmente se tiver automóveis de grande porte.

No entanto, essa limitação não quer dizer que não conseguirá utilizar o portão, somente indica a necessidade de se atentar a esse detalhe, utilizando uma alternativa adequada e que permita a passagem de veículos de diferentes portes.

 

– Leia também:
>>> 5 vantagens que só o perfil de alumínio para portões tem

 

Como escolher o portão basculante perfeito?

Quer instalar portão basculante, mas não sabe ao certo qual escolher? Se considerar alguns pontos essenciais conseguirá acertar na escolha. A seguir, apresentamos quais são esses pontos:

 

Área disponível para instalação

Sempre verifique se a fachada do imóvel tem área suficiente para instalação do portão basculante. Antes de iniciar a procura por um fornecedor, meça o espaço, para ter uma ideia de medidas para solicitar orçamentos.

 

Qualidade

Não abra mão da qualidade ao comprar portão basculante. Essa característica faz toda a diferença, porque contribui para que o portão dure muito mais e tenha um melhor acabamento.

Mas, como saber se o produto é realmente de qualidade? Uma dica infalível é conferir com quais materiais ele é confeccionado, para saber se são resistentes e duráveis.

Um ótimo exemplo é o portão basculante de alumínio, que é um material resistente a oxidações e não enferruja. Como resultado, ele possui baixa manutenção e não exige gastos constantes com consertos, valendo a pena o investimento.

Também tenha o cuidado de escolher peças acessórias de qualidade, comprando um kit portão basculante com itens essenciais e que sejam fabricados com materiais de excelência.

 

Nível de segurança

Saber o nível de segurança que o portão oferece também é essencial para comprar uma alternativa que proteja seu imóvel ao máximo. Portões seguros normalmente apresentam características específicas.

Uma delas é o fato de ser vazado! Esta característica possibilita visualizar o que se passa do lado de fora do imóvel, podendo identificar rapidamente quaisquer atividades suspeitas. Dessa forma, dá para agir de forma preventiva, evitando ficar exposto à ação criminosa.

Outra característica muito importante é ser fabricado com materiais resistentes a arrombamentos e escaladas, para reduzir ao máximo a possibilidade de invasão.

Por último, mas não menos importante, é escolher um portão automático. Esta alternativa possibilita a abertura a distância, de maneira automática, sem ter de sair do carro, tendo muito mais segurança ao entrar e sair do imóvel.

 

Design

Também é importante se atentar ao design do portão, principalmente se tiver interesse em ter uma fachada mais bonita, que valorize o imóvel.

Além do design, dê uma atenção especial para a cor do portão! Há alternativas disponíveis em ampla cartela de cores, com pinturas de alta qualidade. Tente combinar a tonalidade do portão com a do restante da fachada.

 

Como instalar portão basculante?

 

O processo de instalação do portão basculante exige atenção a detalhes, para garantir que toda a estrutura funcione corretamente e realmente proteja o imóvel.

Portanto, contrate um profissional especializado para fazer a instalação! Dessa forma, é possível garantir o melhor resultado possível, tendo uma estrutura funcional e segura.

Além disso, garanta peças complementares para a instalação, como as que vêm no kit para portão basculante. Assim, dá para ter uma estrutura completa, que funcione adequadamente, sem deixar o imóvel suscetível a invasões.

 

Comprar kit para portão basculante

Imagem kit portão basculante

Mas, onde comprar kit para portão basculante? Na Vidromax você encontra um kit completo para instalação, contendo peças como dobradiças, perfis de alumínio, roldanas, entre outros.

Todas as peças possuem alta qualidade e são confeccionadas com materiais resistentes a danos. Por isso, possuem longa durabilidade e compensam o investimento. Aproveite para garantir seu kit portão basculante!

 

– Leia também:
>>> Qual a melhor linha de alumínio?

>>> Como pintar perfil de alumínio?