Ligue Agora
Entre em contato pelos números: +55 (41) 3013-4256

Maçaneta cremona para porta e janela: descubra mais sobre esse item

Maçaneta cremona para porta e janela: descubra mais sobre esse item
18 de abril de 2022 Vidromax
Em Produtos da Vidromax

Imagem maçaneta Cremona para janelas

Está pensando em reforçar ainda mais a segurança em portas e janelas? Uma alternativa é a maçaneta cremona! Trata-se de uma opção que chama a atenção por seu design e funcionalidade, tornando portas e janelas bonitas, além de mantê-las fechadas.

Ainda não conhece essa alternativa? Sem problemas! Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre a fechadura cremona e confira dicas para acertar na escolha desse item!

 

O que é maçaneta cremona?

Trata-se de um tipo de fecho utilizado em portas e janelas, sendo um item multifuncional: ele cumpre o papel de um puxador, mantém a folha fechada e embeleza a superfície.

O fecho cremona é formado por um conjunto com alça e hastes, que também são chamadas de varas. Quando a alça é girada, há o movimento das hastes verticalmente, possibilitando a abertura ou fechamento de portas e janelas.

Ainda que seja um item funcional e que ajude a manter espaços fechados, a cremona normalmente se destaca de outros tipos de fechos porque tem design diferenciado. Logo, ajuda a dar um charme especial para o ambiente, complementando sua decoração.

 

Onde usar a maçaneta cremona?

O uso da maçaneta cremona é mais indicado para portas e janelas. Há desde a versão simples da cremona para porta e janela, até a alternativa com chave, que oferece um nível extra de segurança.

É interessante utilizá-la, por exemplo, em ambientes internos, principalmente a versão com hastes. Na porta de entrada, recomenda-se usar a versão com chave ou uma fechadura mais robusta.

 

Maçaneta cremona: quais são as vantagens de uso?

Está em dúvida se investe em uma maçaneta cremona? Conhecer as vantagens dessa alternativa pode lhe ajudar na escolha! Confira, a seguir, quais são as principais:

 

Fechamento e abertura de portas e janelas

Esse tipo de maçaneta possibilita a abertura e fechamento de portas e janelas de maneira eficaz, tendo maior controle dessas estruturas no dia a dia para evitar o acesso de pessoas não autorizadas ou garantir maior privacidade.

 

Segurança

A cremona oferece um reforço da segurança, com fechamento adequado de portas e janelas. Dessa forma, minimiza-se o risco de que terceiros acessem o local sem ter autorização para isso.

 

Complemento da decoração

A fechadura cremona com chave ou sem chave ajuda a complementar a decoração da área de instalação. Não é para menos, afinal, geralmente apresenta um design diferenciado, dando um toque extra de charme para o ambiente.

Há uma grande variedade de maçanetas, abrangendo desde modelos clássicos e com ar vintage, até alternativas minimalistas que são atuais e complementam a decoração com muito estilo.

Essa maior variedade faz a diferença, porque indica que conseguirá encontrar, com facilidade, uma cremona que seja perfeita para o imóvel e que atende suas necessidades e expectativas.

 

– Leia também:
>>> Porta de alumínio que imita madeira: tendência e sofisticação

 

Como escolher a fechadura cremona perfeita?

Decidiu comprar cremona com chave ou sem chave para sua porta ou janela? Então, é importante considerar dois pontos principais para acertar na escolha. A seguir, apresentamos quais são:

 

Alinhamento com janela ou porta e ambiente

É essencial que escolha uma maçaneta cremona que esteja alinhada com a janela, porta e ambiente. O motivo disso é simples: assim, garantirá unidade visual, tornando o ambiente mais harmônico e bonito.

Na prática, isso significa que se a decoração do espaço for clássica, recomenda-se escolher uma cremona com essa característica no design. Se for minimalista, eleja uma com linhas retas e mais compacta.

Também é importante considerar detalhes da fechadura, como a cor. O ideal é que seja em uma tonalidade igual ou semelhante à da janela ou porta. Se as ferragens da estrutura forem pratas, por exemplo, considere escolher uma fechadura cremona nessa mesma cor ou em um tom parecido.

Outra dica é se atentar ao acabamento, que pode ser com brilho, polido, oxidado, pintura, entre outros. Escolha aquele que estiver mais alinhado à decoração do ambiente e/ou fachada.

 

Qualidade da maçaneta cremona

A qualidade da maçaneta cremona deve ser alta, sempre! O principal motivo para isso é que fechos com essa característica duram muito mais, permanecendo em bom estado por um longo período.

Isso significa que não precisará realizar consertos ou trocas periodicamente, o que ajuda a reduzir custos e minimizar o trabalho de manutenção da fechadura, valendo muito mais a pena.

Já uma cremona de má qualidade não dura muito tempo e precisa de consertos e trocas em curto prazo, levando a gastos contínuos e inesperados. Portanto, não abra mão de investir em uma de qualidade!

 

Como instalar maçaneta cremona?

A instalação exige furar e fixar a fechadura, portanto, deve ser feita com parafusadeira e acessórios próprios para aplicação, garantindo um melhor resultado.

De maneira geral, recomenda-se que seja feita por um profissional, para evitar danos à janela ou porta e assegurar o correto funcionamento da estrutura.

Caso não saiba como instalar e tente fazer o processo por conta própria, há a possibilidade de arranhar ou amassar a janela, porta ou maçaneta, comprometendo sua beleza ou funcionamento. Por isso, é melhor não correr esse risco!

 

Como é a manutenção da maçaneta cremona?

A manutenção de uma maçaneta cremona é semelhante à de uma fechadura tradicional. Recomenda-se a limpeza com um pano umedecido em água, sem usar produtos abrasivos ou que possam danificar o acabamento da peça. Assim, evita-se oxidação ou descascamento do material.

Se a cremona tiver chave, é preciso ficar de olho no funcionamento da fechadura. Em alguns casos, deve-se providenciar uma lubrificação para garantir que funcione adequadamente.

Um detalhe importante: a manutenção deve ser feita frequentemente, principalmente na maçaneta, para mantê-la higienizada. Se tiver dificuldade para abertura e fechamento, consulte um profissional.

 

Onde comprar maçaneta cremona?

Decidiu comprar cremona para portas e janelas, mas ainda não encontrou um modelo perfeito? Então, aproveite para conferir as alternativas da Vidromax!

logo vidromax

A Vidromax é uma distribuidora de perfil de alumínio experiente, contando em seu portfólio de produtos com itens como fechaduras diversas, incluindo a cremona.

O portfólio abrange desde a maçaneta até itens para instalação como o kit haste, disponibilizando produtos das melhores marcas do mercado. Aproveite para conferir e comprar cremona para janela e portas com a Vidromax!

 

– Leia também:
>>> 6 razões para você escolher uma porta amadeirada

>>> Qual mola hidráulica para porta escolher?